02
mar
09

Sobre o meu sábado típicamente pernambucopaulistano

O que há de ser um sábado perfeito pra uma pernambucana que há um mês mora em São Paulo? Sei lá… mas achava que fosse algo praticamente impossível, tendo em vista que sábados pernambucanos perfeitos são completamente dependentes do fator ‘praia’ e ‘amigos’. E convenhamos.. não tenho nem um, nem outro aqui.
Mesmo assim fiz o melhor que pude para que aquele fosse um sábado extraordinário. E foi. (Aproveitando a oportunidade para dar os devidos créditos ao acaso. Se é que ele existe, ajudou bastante.)
Comecei o dia tropeçando paralelamente com um muro da memória, mas não foi qualquer muro da memória… foi aquele, o da Av 23 de Maio, o mais bonito (disparadamente) na minha opinião.
Na hora do almoço, aceitei a sugestão do meu pai de procurar um restaurante nordestino no guia Veja São Paulo – Comer e Beber. Depois de algumas páginas reviradas na seção ‘nacionais’, achei um que parecia bom: o amigos do picuí.
Restaurante nordestino, com cara de nordeste, som de nordeste (tava tocando Luís Gonzaga), e principalmente o gosto do nordeste. A carne de sol de lá, é uma das melhores que já comi na vida, diga-se de passagem. Não é a toa que o restaurante simples da Freguesia do Ó tem suas paredes cheias de reportagens e prêmios das mais conceituadas revistas do país (é o caso da Veja São Paulo)
Todos matamos a saudade do sabor nordestino. Eu, particularmente, havia esquecido do quanto eu gostava daquele purê de macaxeira com carne de sol, queijo coalho, e manteiga de garrafa. Painho comeu mais macaxeira frita do que já havia comido todas as vezes na vida.
O almoço foi ótimo, nostálgico e delicioso. Merecia uma tarde mazelada, e foi o que aconteceu. A tarde de sábado voou, numa preguiça absurda.
À noite, combinamos esta dose de saudade com outra de novidade. Saímos de casa às 21h direto para o shopping Market Place e fomos assistir Se Eu Fosse Você 2. Programa de família, feito em família.
A comédia de Daniel Filho é super deliciosa. Não vou comparar com o primeiro, pois só o vi uma única vez e foi quando lançaram no cinema… ou seja, faz muuuito tempo.
A história é praticamente a mesma do primeiro: marido e mulher trocam de corpo acidentalmente. Isto num cenário de crise no casamento, e problemas familiares. Com a gravidez/casamento da filha adolescente e o processo de divorcio correndo na justiça, eles convivem com este ‘pequeno detalhe’ da maneira mais divertida.
Não há do que reclamar no filme (e se há, tudo é esquecido pelas boas doses de riso). É uma história doce, o roteiro ficou muito bem amarradinho, as situações satirizam o dia-a-dia de forma inteligente… não há realmente nada, de que reclamar.
Sobre a atuação de Tony Ramos e Glória Pires não comentamos. Eles transformaram os personagens em humanos, não caricaturas. Tony Ramos parece mesmo uma mulher com o corpo de homem, não uma (com o perdão do vocábulo) bicha louca. Glória Pires também não fica atrás.
E não tem como esquecer a doce atuação de Chico Anysio.
No fim das contas, é um ótimo filme, super agradável. Pra mim é como o Auto da Compadecida, mais um marco da comédia brasileira.
No fim das contas, valeu meu sábado. Foi gostoso juntar um pouco da nostalgia (e monotonia) do meu velho dia-a-dia, com a agitação de uma São Paulo que realmente, nunca dorme.


4 Respostas to “Sobre o meu sábado típicamente pernambucopaulistano”


  1. 6 de março de 2009 às 2:45 AM

    Tenho tios em São Paulo que são só elogios a esse restaurante. Comida no Nordeste não me agrada tanto, acho pesada demais. Mas o filme Se Eu Fosse Você é ótimo, achei mais fraco que o primeiro, mas ainda assim, Tony Ramos está genial nele.
    Beijos

  2. 7 de março de 2009 às 11:55 PM

    Oie, passando pela primeira vez. Eu tbm não sou de SP, mas vim de Vitória quando tinha 7 anos.. Da praia eu não senti falta, afinal, minha mãe detesta, e se fui 2 vezes enquanto morava lá foi muito.. Mas deixei minha melhor amiga, e pra uma criança de 7 anos, a melhor amiga é tudo que vc tem na vida.. Doeu, mas sobrevivemos, e amo ir a Vitória nas férias, ter gostinho de cidade natal, e voltar depois, pq me apaixonei por São Paulo. E eu amo esse Restaurante que vc falou! A-M-O. Tem um aqui na minha região, e eu sou louca pelo pão de alho que eles fazem
    ;D
    Ah, tbm amei Se eu fosse vc. O 1 e o 2. E realmente Tony Ramos e Glória Pires são, como diria Giovanni Improta (Senhora do Destino): FELOMENAIS!
    Jesus, falei demais.
    Bjaoo!

  3. 3 luiza
    10 de março de 2009 às 9:23 PM

    não comento sobre isso. veja seu orkut. -.-

    mas sim, tu falando dessas comidas todas aí, parece que a gente come isso todo dia né? mas meu irmão QUE VONTADE que deu de comer essas coisas todas agora, ui ui ui. :S

  4. 11 de março de 2009 às 12:07 AM

    Eu gostei muito do primeiro filme, mas não tive a menor vontade de ver o segundo. Vá entender…


Deixe um comentário


passado continua presente: